4 dicas de ouro para gerar tráfego grátis através do Instagram (e vender muito)

Uma das maiores dificuldades para quem está começando no empreendedorismo online é conseguir tráfego e audiência. É pensando nesse cenário que sempre recomendo a criação de canais sociais como YouTube, perfis no Instagram entre outras opções.

É inegável. Todo mundo “frequentes” as famosas redes sociais. E basta uma rápida pesquisa na lupa e você encontrará centenas de páginas, grupos e vídeos de abordam quase qualquer tema. E isso é uma GRANDE oportunidade de negócio para você.

Se você souber como explorar todo esse potencial e fazer seus perfis alcançarem uma grande quantidade de pessoas, ganhar dinheiro na internet ficará muito mais fácil.

Por isso, separei 4 dicas incríveis para melhorar o alcance da sua página no Instagram que farão você:

  • Construir audiência qualificada;
  • Aumentar o alcance das suas postagens;
  • Transformar esse mecanismo em grana;

O dinheiro está no público

A chave principal para conseguir ter lucro pelo Instagram está no seu público. Encontre o público certo e você conseguirá ter um ótimo retorno.

As dicas aqui são voltadas para pessoas que já escolheram um nicho para trabalhar. Se você ainda está em dúvida sobre essa parte, escrevi um post que pode te ajudar com isso. Você pode ler clicando aqui.

Agora, se você já escolheu um nicho, já promove algum produto ou se já criou um perfil, essas dicas vão ajudar você melhorar e muito seu alcance.

Dica 1# Quanto mais específico for seu nicho, mais fácil será sua trajetória

Nichos muito grandes tem uma concorrência muito maior. Isso torna muito mais difícil a tarefa de você se destacar. Se você reduzir o tamanho do nicho, você terá menos concorrentes, poderá programar seus conteúdos com mais facilidade e conseguirá falar com o seu público mais diretamente.

Recomendo a regra do três:

1 – Escolha um nicho geral;
2 – Escolha um tema dentro desse nicho;
3 – Vá ainda mais fundo e escolha uma subcategoria da opção anterior; 

Exemplo: 1 – fitness/bem estar; 2 – fitness para mulheres 3 – fitness para mulheres que acabaram de ter filho.

Viu só? Saímos de um nível super geral, para algo muito mais direcionado e com foco.

Dicas 2# Utilize hashtag de forma inteligente

Hashtags quando bem utilizadas podem fazer um perfil do Instagram decolar. E a chave para isso é fazer um trabalho pesado de pesquisa.

Use a busca do Instagram para encontrar perfis de sucesso concorrentes e comece a analisar o que eles estão fazendo.

Tente analisar quias posts fazem mais sucesso, quis posts tem muito mais curtidas e comentários que a média geral além de observar também quais conteúdos recebem menos engajamento.

Dica: Você também pode sempre pegar alguma imagem ou conteúdo que você descobriu durante a sua busca e compartilhar na sua própria página (sem esquecer de dar os créditos para o criador).

Dica 3# – A legenda é importante

Quando você começar a observar as páginas no Instagram dos seus concorrentes, notará que alguns padrões vão aparecendo. Esses perfis usam mais fotos? Mais ilustrações? Usam gráficos?

Esses elementos que se repetem são o que o seu nicho já está acostumado e procura em perfis com o mesmo tema. Anote essas coisas para usar na sua própria página.

Também é muito importante ver que tipo de CTA (Call To Action) seus concorrentes estão usando com mais frequência. Eles pedem para curtir o post? Pedem para marcar os amigos? Pedem para comentar com notas de 1 a 10? Pesquise e acrescente nas legendas.

Dica 4# Nem toda hashtag serve para você

Existem páginas por aí que usam dezenas de tags que não tem relação com o seu nicho e acham que vão alcançar público assim. Queremos um público qualificado, que realmente vai trazer lucro e esse não é o jeito de conseguir.

Você vai descobrir quais são as melhores tags para os seus posts olhando os perfis parecidos com o seu e no mesmo nicho. Veja como essas tags aparecem na pesquisa geral do Instagram, se aparecem muito ou pouco, quantas curtidas e comentários tem os posts com essas tags etc.

Vá separando em uma lista e depois vá testando. Utilize nos seus posts e acompanhe como eles estão se saindo. Assim, você faz uma triagem entre tags para achar as que são perfeitas para você.

Se você quiser se aprofundar mais nas métricas das tags, existem vários sites que te dão informações detalhadas. Como:

Toda essa parte de pesquisa é bem trabalhosa, porque você vai precisar olhar diversos perfis para identificar padrões que tornam algumas páginas mais bem sucedidas que as demais. Mas eu garanto, vale a pena.

3 formas de ganhar dinheiro no Instagram

Já falei aqui no blog sobre formas de ganhar dinheiro no Instagram, você pode dar uma olhada clicando aqui. Além dessas, vou listar mais 3 maneiras para conseguir gerar grana usando o Instagram.

1 – Seja um afiliado

Entrar para o mercado de afiliados é sempre uma ótima opção para começar a ganhar dinheiro online. Se você já tem um nicho basta procurar produtos que o seu público vai se interessar, construa sua audiência com as dicas anteriores e comece a vender com o seu link de afiliado.

2 – Crie e venda seus próprios produtos

Muitas pessoas estão criando produtos e usando o Instagram para vender, é um ótimo jeito de alcançar um maior público. Nesse caso, use bastante os stories, as pessoas adoram assistir stories.

Faça vídeos com temas relacionados ao seu nicho, mas que seja algo que o seu produto pode resolver. Por exemplo, se o seu nicho for “estética (1), estética mulheres (2), pele feminina (3), você pode gravar um vídeo falando sobre manchas no rosto ou estrias.

Depois, faça uma enquete nos stories perguntando quem gostaria de saber como resolver esse problema. Quem for marcando “eu quero”, você fala diretamente por DM. É uma ótima forma de converter essas pessoas em compradores.

3 – Vendas suas fotos

Por incrível que pareça, existem demanda para compra de fotos de pessoas não profissionais. Falei sobre isso nesse post sobre como ganhar dinheiro usando apenas o celular.

Tem mais dicas de como lucrar com o Instagram? Então deixa aí nos comentários.