4 Passos Rápidos Para Criar Vídeos Virais Altamente Lucrativos (E Que Farão Seu Canal Bombar)

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em “vídeo viral”, tenho certeza que você já deve ter visto algum. Sabe aqueles vídeos que você recebe no WhatsApp e acha tão bom que compartilha com várias pessoas? Então, ele é um vídeo viral!

A característica principal de um vídeo viral é a circulação rápida entre as pessoas pela Internet. Existem vários exemplos de vídeos despretensiosos que se tornaram virais por terem sido compartilhados milhares de vezes.

Quem não lembra da febre do vídeo “caneta azul, azul caneta” no final de 2019? Ele é um perfeito exemplo de vídeo viral: divertido, simples e, ainda tem uma “música chiclete”, aquelas que grudam na sua cabeça e demoraram para sair.

Mas, nem todo vídeo viral precisa, necessariamente, ser um vídeo engraçadinho. E nem todo vídeo viral é algo criado por acaso. Dá sim para você mesmo produzir um conteúdo em vídeo que viralize.

Nesse artigo, vou mostrar a você os elementos essenciais para qualquer vídeo se tornar um viral e ganhar milhares de visualizações.

Tipos de vídeos virais

Existem dois tipos de vídeos virais:

1º – Quando um acontecimento extraordinário ou muito engraçado tem a sorte de ser gravado em vídeo.

2º Quando você constrói um conteúdo com a intenção que ele se torne viral.

Enquanto o primeiro é uma questão, quase que exclusivamente, de sorte. O segundo envolve estudos e pesquisas para conseguir ter o material certo para se tornar viral.

Claro, conseguir alcançar milhões de visualizações é uma excelente marca. Mas, não fique focado apenas na casa dos milhões. Dependendo do seu nicho de atuação, um vídeo pode ser considerado viral com bem menos que isso.

O ponto principal para se construir um vídeo que tenha chances de viralizar é focar, principalmente, no conteúdo.

Escolher um nicho e focar o seu canal nele é importante por diversas razões. Mas, a principal é: você saber com quem está se comunicando.

Por exemplo, se o seu canal é sobre como perder peso, você já sabe que quem chega até ele são pessoas interessadas em perder peso. Então, você pode concentrar seus esforços em encontrar conteúdos que agradem pessoas que querem perder peso.

Isso parece redundante, e até obvio. Mas, muitas pessoas que criam um canal acabam perdendo o foco e não sabendo para onde estão indo. Pensar no seu nicho e no seu público é uma maneira eficaz de manter o seu canal em um caminho certo.

Como ter um conteúdo viral

O primeiro passo para conseguir viralizar um vídeo é escolher bem suas pautas. Existem alguns truques que podem ajudar você a encontrar o melhor conteúdo:

  • Acompanhe seus “concorrentes”

Tirar um tempo do seu dia para ver o que os outros canais com a mesma temática que a sua estão fazendo é um bom jeito de encontrar novos assuntos para vídeos.

Procure os canais mais famosos, com o mesmo nicho que o seu, e veja o que estão postando, quais os vídeos mais visualizados, quais são os menos visualizados e faça anotações, para manter esses dados organizados.

  • Esteja sempre atento a televisão

A televisão ainda tem muita força no Brasil e, por muitas vezes, assuntos que aparecem em programas e jornais viralizam na internet.

Então, fique sempre atento aos assuntos que os programas de tv trazem e, se combinarem com o seu nicho, transforme esses temas em pautas para vídeos.

  • Procure temas compartilháveis

Para um vídeo se tornar viral, ele precisa ser compartilhado. Então, quando estiver selecionando pautas para os seus vídeos, tente encontrar aquelas que têm a maior probabilidade de serem compartilhadas. Como vídeos de passo a passo, listas, curiosidades, segredos, mitos x verdade, como conseguir algo em pouco tempo ou com pouco dinheiro etc.

Dica de ouro

Todos aqueles elementos textuais como título, descrição etc. que você pode adicionar aos seus vídeos são de grande importância para o algoritmo do YouTube. Preencher bem esses campos já dá a você boas chances de ter seus vídeos viralizados.

Mas, uma dessas informações que você pode adicionar, e que é negligenciada por muitos produtores de conteúdo, são as tags.

Tags são palavras ou pequenas frases que indicam o assunto, categoria e outras particularidades do seu vídeo. Elas são de extrema importância para as ferramentas de ranqueamento do YouTube. Sem as tags, o YouTube terá dificuldade em classificar e indicar os seus vídeos a outros espectadores.

Para encontrar as melhores tags para os seus vídeos, você pode estudar a sua audiência e descobrir quais são os termos mais pesquisados por eles. Ou... pode fazer esse truque que vou mostrar a você.

#Passo 1

Você deve conhecer e acompanhar os canais com maiores números de inscritos e visualizações, no mesmo nicho que o seu.

#Passo 2

Observe esses canais e veja quais sãos os vídeos mais assistidos e crie pautas para o seu canal com o mesmo tema. Mas, atenção! Salve os vídeos que foram a sua inspiração.

#Passo 3

Você vai utilizar uma ferramenta para saber exatamente quais tags foram usadas nos vídeos que inspiraram você. Para isso, você pode usar o Vid IQ ou Tubebuddy. Eles são extensões que você salva no seu navegador de internet.

Depois de instaladas, elas mostrarão diversas informações sobre qualquer vídeo do Youtube. Incluindo, as tags.

#Passo 4

Feito o seu vídeo, é hora de fazer o upload no seu canal. Preencha todos os campos de título e descrição. Quando chegar nas tags, copie as tags que aquele vídeo, que você usou de inspiração, utilizou e cole na caixa de tags do seu vídeo.

Conseguir ter um vídeo seu viralizado é um sonho para qualquer produtor de conteúdo. Às vezes, conseguimos isso com vídeos bobos. Às vezes, precisamos de um pouco mais que sorte para conseguir viralizar. Mas, com um pouco de trabalho e algumas dicas é totalmente possível chegar lá!

Gostou das dicas? Têm outras dicas? Então, deixa aí um comentário!