Aprenda como SEO Para YouTube pode aumentar as visualizações no seu canal

Se você trabalha com produção de conteúdo para internet, ou tem interesse nessa área, é preciso ficar muito atento ao SEO. Essa é uma das ferramentas mais importantes para um vídeo. O SEO para YouTube pode ser a diferença entre um canal de sucesso e um canal sem visualizações.

Mas, antes de mostrar o passo a passo do SEO para YouTube, vamos começar conversando sobre o que é SEO e porquê ele é tão importante.

O que é SEO?

Vamos fazer um exercício: pense em qualquer coisa que você gostaria de pesquisar na internet. Agora, jogue esse assunto na barra de pesquisa. Eu estou pensando em “marketing digital”, mas você pode colocar qualquer tema.

Agora, observe logo no início página e veja quantos resultados existem para esse termo:

São mais de 2 milhões de resultados para um único assunto. É muita coisa, né?

Com tantos resultados possíveis, como o Google sabe o que colocar nas primeiras páginas da busca? É aqui que entra o SEO.

Para que serve o SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa  “Search Engine Optimization”. Em bom português quer dizer “otimização para mecanismos de busca”. SEO são palavras, expressões e termos que sites usam para melhorar os resultados na hora das buscas.

A cada segundo, milhões de pessoas no mundo inteiro pesquisam os mais variados assuntos. Para escolher quais resultados são os melhores para cada busca, os sites utilizam o SEO. Ele auxilia na classificação e ajuda no ranqueamento dos resultados.

Vamos voltar ao exemplo: não teria como o Google mostrar todos os 2 milhões de resultados na primeira página. Então, com ajuda do SEO, ele faz a escolha de quais são os melhores resultados a serem exibidos no topo.

E aparecer na primeira página das pesquisas de busca é importantíssimo para melhorar a sua autoridade, visualizações e até vendas. Porque:

  • Os três primeiros links orgânicos que aparecem na busca recebem cerca de 30% dos cliques;
  • E apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

SEO Para YouTube

Se você quer ter sucesso no YouTube, além de um vídeo com tema legal e bem feito, é preciso sempre estar atento as técnicas de SEO.

Trabalhar bem o SEO no YouTube serve, principalmente, para:

  • Melhorar o ranqueamento dos seus vídeos;
  • Seu vídeo ser encontrado mais facilmente pelo seu nicho;
  • Os seus vídeos aparecerem entre os “recomendados” de vídeos semelhantes.

Até aqui, você já deve ter entendido o quanto o SEO é importante para qualquer canal no YouTube. Agora, vou te mostrar algumas dicas de como construir um SEO matador para os seus vídeos.

SEO Para YouTube: passo a passo

Pensar no SEO para YouTube é tão importante quanto pensar no conteúdo do vídeo. Por isso, vou te mostrar o passo a passo, com exemplos, para você conseguir reproduzir no seu canal.

Mas primeiro, vou te recompensar uma ferramenta excelente que vai ajudar bastante você com o SEO dos seus vídeos, o VidIQ. O VidIQ é uma extensão para navegadores, dá para usar tanto no Chrome quanto no Firefox.

Depois de instalado, o VidIQ mostra diversas informações sobre qualquer vídeo ou canal no YouTube. Isso vai ser muito importante para a estratégia de SEO que vou mostrar agora.

Passo 1 – Escolha a palavra-chave

Se você quer trabalhar com SEO em seus vídeos, o primeiro passo e definir uma palavra-chave. Ela será a palavra principal que vamos usar para o SEO.

Para o exemplo, vou usar a palavra-chave “Império Drop”. Primeiro, porque o vídeo é sobre um produto específico, então é sempre interessante deixar no título. E segundo, porque é uma palavra com pouca concorrência.

Mas, também vou usar como pela chave “dropshipping”. Por ser um nicho amplo e que dará várias possibilidades.

Passo 2 – Use o VidIQ

Agora, procure no YouTube vídeos e canais semelhantes ao seu e utilize o VidIQ para descobrir que tags eles usaram. Então, copie as tags que você achar mais interessantes para o seu vídeo.

Passo 3 – Use a própria pesquisa do YouTube

Digite a sua palavra-chave na caixa de busca do YouTube e anote todos os resultados sugeridos que aparecerem. Vamos precisar deles daqui a pouco.

Passo 4 – Título e descrição

Use o máximo possível a sua palavra-chave, porque os mecanismos de SEO adoram quando um mesmo termo é repetido. Então, aqui eu usei “Império Drop” no título e “dropshipping” e “Império Drop” na descrição.

Também ajuda bastante se você utilizar na descrição o máximo possível de termos que apareceram lá nos resultados sugeridos do passo 3. Quanto mais esses termos forem recorrentes no seu vídeo, maiores são chances de recomendação do YouTube.

Passo 5 – Tags

As tags servem para ajudar o YouTube a reconhecer a que nicho o seu vídeo pertence e recomendá-lo para quem pesquisa esses termos.

Sabe aqueles resultados sugeridos do passo 3 e as tags que você copiou no passo 2, agora é a hora de usá-los. Coloque todas na caixa “tags” do seu vídeo. Elas vão ajudar o seu vídeo a chegar a quem realmente se interessará por ele.

Passo 6 – Thumbnails

Eu já falei aqui no blog sobre como uma boa thumbnail ajuda a atrair visualizações para os seus vídeos, e vou reforçar de novo essa dica.

Thumbnail são todas essas pequenas imagens de previa que aparecem em vídeos do YouTube, em pesquisas no Google etc. Uma thumbnail atrativa gera visualizações e até inscritos.

Se você quer fazer do YouTube a sua profissão, é importante sempre estar atento a detalhes que, até podem parecer insignificantes, mas fazem a diferença. Então, se aprofunde e estude o máximo que puder sobre YouTube para o seu canal ter sucesso.

E você, tem alguma dica para SEO que gostaria de compartilhar? Então, deixa aí nos comentários.