Como criar uma thumbnail que vai aumentar as visualizações nos seus vídeos

Como você escolhe o que vai ver no YouTube? Parece uma pergunta boba, mas ela é fundamental para você ter um canal de sucesso.

Vários fatores são “calculados” pelos nossos cérebros, sem nem nos darmos conta, na hora que decidimos ver o vídeo X e não o Y. Por exemplo, escolhemos porque é um canal que acompanhamos a tempos, ou porque é o vídeo de alguém que é autoridade em determinado assunto, ou até porque é um vídeo viral que todos estão vendo.

Mas tem um fator, que a maioria das pessoas esquece, ou nem percebe, que influência muito na decisão de ver um vídeo: a thumbnail.

O que é thumbnal?

Abra o YouTube agora. Digite qualquer um tema aleatório como “comprar celular”, vai aparecer uma lista de sugestões de vídeos. Tá vendo essa imagem do lado do título? Isso é a thumbnail.

Thumbnail são todas essas pequenas imagens de previa que aparecem em vídeos do YouTube, em pesquisas no Google, e até esses que aparecem aqui no blog antes de você clicar no artigo. Quando se tem milhares de opções, são os detalhes que determinam que vídeos serão clicados. E as thumbnails tem papel fundamental na escolha.

A palavra “thumbnail” vem do inglês e significa unha do polegar (“thumb”: polegar; “nail”: unha). Esse nome é usado devido ao pequeno tamanho da thumbnail, que era inicialmente de 80 x 200 pixels.

Thumbnails são uma excelente forma de atrair público, porque:

  • Elas dão uma amostra do que terá no vídeo
  • Tem a capacidade de chamar muita atenção
  • Como são imagens pequenas, elas carregam rápido tanto no computador, quanto no celular
  • Atraem uma audiência mais qualificada (que está em busca de um assunto específico)

Além disso, uma thumbnail bem produzida e bacana é como a fachada de uma loja. Quanto mais bonita ela estiver, melhor impressão ela vai causar. E as chances de você entrar são muito maiores.

5 dicas para criar thumbnails matadoras

 Claro, a thumbnail dos seus vídeos deve ter a cara do seu canal. Então, cada canal será diferente. Mas, existem algumas recomendações que são extremamente uteis e valem para todos.

1 – Elementos que uma boa thumbnail deve ter

Uma thumbnail atrativa e que gera cliques deve ter:

  • Imagens: a imagem deve estar totalmente relacionada com o tema do vídeo e do seu canal. Muitas pessoas pegam prints do próprio vídeo e usam na thumbnail. É uma forma bacana de sempre se manter no tema.
  • Texto: muito cuidado aqui. Sua thumbnail deve ter texto, mas ele precisa ser curto e direto ao ponto. A pessoa que olhar para ela não pode ter dificuldade para entender.
  • Cores de fundo: o background (fundo da imagem) deve servir para dar destaque a imagem e ao texto.
  • Emoji, memes e gráficos: esses elementos são opcionais. Você pode adicionar se o tipo de vídeo que você produz permitir.

2 – Não minta na thumbnail

Não adianta colocar uma coisa na thumb e o seu vídeo ser de outra completamente diferente. Isso apenas vai afastar pessoas que poderiam estar inscritas no seu canal.

3 – Estude a concorrência 

Se você não tem a menor ideia de como criar suas thumbnails, uma boa ideia é dar uma olhada no que outros canais, com a mesma temática que a sua, estão fazendo.

Não estou falando para copiar, mas sim para estudar o que a concorrência está fazendo, ver que elementos funcionam, quais estão batidos, quais ninguém usa etc.  E assim você começando a construir a identidade do sue canal.

4 – Seja criativo

Não tenha medo de ir experimentando imagens, fontes, cores e elementos gráficos. É apenas testando que você vai descobrir que thumbnail mais combina com seu canal.  

É importante criar um layout padrão para suas thumbnails, assim seu canal terá uma identidade própria e seus inscritos sempre reconheceram seus vídeos.

Porém, tente sempre usar imagens e elementos novos em cada thumb. Além de ter uma identidade, você também vai ter novidades para os seus inscritos.

5 – Onde editar sua thumbnail

Photoshop é sempre uma ótima opção. Mas, também existem sites onde você consegue fazer edições online e gratuitamente: