Como GANHAR DINHEIRO no YouTube como afiliado [Passo a Passo Para Iniciantes]

Você decidiu ganhar dinheiro no YouTube! Isso é ótimo. Mas, como começar? Essa é a dúvida muitas pessoas.

Os primeiros passos em qualquer novo projeto que você quer desenvolver são sempre os mais difíceis. Porque você não sabe muito bem o que fazer, fica perdido e confuso. E com a criação de canal no YouTube não é diferente.

Por isso, neste texto, vou revelar a você LITERALMENTE os primeiros passos para monetizar o seu canal e ganhar dinheiro no YouTube.

Um top afiliado como eu consegue gerar comissões assim!

A melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube

Dá para ganhar dinheiro no YouTube de diferentes formas, com Google Adsense, publicidade, merchandising. Mas, para quem é iniciante a melhor forma é sendo um afiliado.

Ser um afiliado é uma das maneiras mais populares de ganhar dinheiro na internet. O mercado de afiliados, basicamente, é um comercio indireto onde a pessoa que criou o produto ou serviço (produtor) dá a ao vendedor (afiliado) a permissão para vender o seu produto e, em troca, o afiliado ganha uma comissão.

O mercado de afiliados é tão popular, atualmente, porque o afiliado não precisa criar o produto, não tem que lidar com o sistema financeiro e não tem que se preocupar com a entrega. O afiliado apenas vende o produto.

E que melhor jeito de vender um produto do que através de um dos sites mais populares do mundo? , criar vídeos é uma das melhoreis maneiras de divulgar o seu link de afiliado (seu link de vendas especial por onde você recebe as comissões).

Decidi ser um afiliado, e agora?  

Se você quer se tornar um afiliado, a primeira coisa que deve fazer é escolher o produto ao qual quer se afiliar. Você pode encontrar milhares de produtos nos sites:

Uma dica boa é, antes de escolher o produto, decidir em que nicho você quer trabalhar. Isso vai ajudar muito você na hora de criar os vídeos para o seu canal. Aqui no blog, eu já dei várias dicas boas de como escolher em que nicho você quer trabalhar. Você pode dar uma olhada clicando aqui.

Criando um canal

Um canal simples no nicho certo pode crescer rapidamente

Mas, antes de começar a fazer os vídeos, você precisa ter um canal. Se ainda não tiver um, aqui vai o passo a passo:

  • Criei uma conta no Gmail;
  • Faça o login no YouTube;
  • Vá na foto que fica no canto superior direito e clique:
  • Escolha a opção “crie um canal”.

Depois disso, o YouTube vai te orientar em como preencher os dados necessários. E pronto, seu canal está feito!

Agora que decidimos o nicho e o produto, é hora de começar a criar o seu primeiro vídeo.

O primeiro vídeo

Esse é o momento onde a maioria trava. É normal ficar perdido nessa fase, não se preocupe.

Como eu disse lá em cima, determinar o nicho onde você quer trabalhar é importantíssimo no YouTube. Então, escolher uma temática especifica te ajuda a:

  • Escolher quais produtos se afiliar;
  • Determinar pautas para o blog;
  • Escolher as melhores tags para os seus vídeos;
  • Diminuir a concorrência com canais de outros nichos.

Por isso, tirar um tempo para pensar, pesquisar e escolher o seu nicho é importante. Você pode escolher um tema que já domine, pode escolher um nicho pouco concorrido. Mas, o mais importante é ser algo com que você queria trabalhar.

Você já está com o seu link de afiliado e seu canal pronto, agora é hora de fazer o seu primeiro vídeo.

Para um canal de afiliado, as melhores opções de vídeos são:

  • Dicas pra resolver um problema;
  • Review.
  • Entrevistas / Histórias de Superação;
  • Atualidades;

Dicas Para Resolver Um Problema

Identifique quais são os maiores problemas das pessoas do seu nicho e grave vídeos com dicas curtas ensinando formas para resolve-los. Deixe sempre um ganho para oferecer um produto no começo e no final.

Review

Você cria um vídeo falando diretamente sobre o produto ou serviço que está promovendo. Você pode falar dos pontos positivos, das vantagens e dos bônus (se tiver).

Entrevistas / História de superação

Entreviste autoridades no assuntou ou conte a história de um cliente que usou o produto e a vida foi transformada para melhor.

Atualidades / Vídeo com pauta relacionada

Separe um tema para vídeo que tenha relação com o seu produto, faça o vídeo e, então, mencione que existe um produto que pode ajudar/melhorar a vida das pessoas.

Todas são ótimas opções para um canal de afiliado. Mas, para começar a ter autoridade e o YouTube melhorar o ranqueamento dos seus produtos, é sempre bom alternar os vídeos de review com os vídeos com pauta relacionada. Assim, até quem não conhece o produto vai chegar ao seu canal.

Lembrando que, não importa o tipo de vídeo que você escolher, SEMPRE coloque seu link de afiliado na descrição do vídeo para receber as comissões.

Edição e divulgação

Não se preocupe se ainda não tiver uma câmera excelente e um cenário incrível. Você só está começando e pode ir devagar. Dá para gravar com seu celular mesmo, por exemplo.

Aliás, você nem precisa aparecer no vídeo. Existe opções simples que você pode tentar. Como:

Captura de tela

Grave a tela do seu computador enquanto mostra o produto, ou imagens relacionadas a temática do seu canal.

Vídeo-slide

Você pode separar e organizar o conteúdo do seu vídeo e mostrar na forma de slides. Dá para fazer isso facilmente no Powerpoint ou no Google Apresentações. Efeitos comuns, como as opções presentes no Powerpoint, podem e devem ser aplicados para aumentar a fluidez do seu vídeo.

Você nem precisa aparecer no vídeo para ter um canal de sucesso

Além disso, existem milhares de ferramentas, gratuitas e pagos, onde você pode fazer a edição dos seus vídeos:

Agora que você tem o seu vídeo criado e editado, basta colocar no seu canal. Mas, atenção na hora de criar o título, descrição e palavras-chave. É importantíssimo que você fique atento a isso.

As palavras que você usa para falar sobre o seu vídeo ajudam os usuários, e o próprio YouTube, a encontrarem e recomendarem os seus vídeos a outras pessoas. Então, use palavras que o seu nicho procura com frequência no título, coloque o nome do produto e até use nomes de canais com conteúdo semelhante ao seu como tags.

Um SEO bem feito é meio caminho andado para o sucesso

Agora que você postou o seu vídeo, é o momento de divulgar. As primeiras 48 horas após colocar o vídeo no ar são as mais importantes. Quanto mais visualizações você tiver nesse período, melhor o YouTube vai ranquear o seu vídeo, porque o site entende que ele é um conteúdo muito relevante. Então, compartilhe o máximo que puder.

Aqui no blog, eu já dei umas dicas bacanas de como divulgar rapidamente os seus vídeos. Basta clica aqui para ler.

Dicas extras

Existem alguns truques que podem ajudar o seu vídeo e o seu canal a ganhar relevância e você conseguir fazer vendas:

  • Foque na qualidade do conteúdo para cativar o seu nicho;
  • Poste com regularidade, não deixe o seu canal as moscas;
  • Faça links entre os vídeos novos e os antigos;
  • Crie boas thumbnails.

E, talvez a dica mais importante, não desista só porque as coisas estão devagar. Isso é normal e acontece com todos nós, que começamos a trabalhar com canais no YouTube. Pode demorar um pouco para os seus vídeos chegarem a fase do sucesso. Mas, se você desistir logo no começo, essa fase nunca vai chegar.

Gostou do conteúdo? Quer outros temas aqui no blog? Então deixa o seu comentário aqui embaixo.