Conheça a Melhor [e a Pior] Forma de Ganhar Dinheiro no YouTube

Para quem quer largar o emprego formal e tornar o YouTube o seu “ganha pão”, existem diferentes maneiras de conseguir faturar. Algumas são boas, algumas são ruins. Mas, neste artigo, vou te mostrar a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube.

Na hora de decidir como você vai monetizar o seu canal, é preciso analisar bem as opções para não cair nas armadilhas do site de vídeos. Dá para ganhar muito dinheiro com o YouTube. Mas, sem a orientação certa, você pode ser pego de surpresa e acabar sem nada.

Por isso, vou te mostrar a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube hoje e a pior forma. Assim, você estará preparado para faturar alto com seus vídeos.

A Pior Forma de Ganhar Dinheiro no YouTube

Antes de contar qual é a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube, preciso antes falar sobre a pior maneira de gerar renda através dessa plataforma.

E o mais interessante é que a pior forma também é a mais popular. Estou falando do Google Adsense.

Google Adsense

O Google Adsense é a plataforma de publicidade de todos os produtos do Google. Isso inclui o site de busca, os aplicativos e sites derivados, como o YouTube. Empresas do mundo todo pagam verdadeiras fortunas para anunciar no Google Adsense e, por consequência, no YouTube.

O processo para ganhar dinheiro com o Adsense é “simples”. Os youtubers, via de regra, ganham uma porcentagem de cada anúncio que é passado no começo ou no meio dos vídeos. Então, quanto mais visualizações nos seus vídeos, mais anúncios e mais dinheiro. Certo?

Não!

Nos últimos anos, o YouTube vem se tornando uma plataforma perigosa para quem quer ganhar dinheiro com Adsense. Então, dezenas de canais, todos os dias, são desmonetizados pelo YouTube e deixam os seus donos a ver navios.

Apesar de existirem regras sobre o que se pode ou não fazer, ainda não é muito claro como os analistas do YouTube fazem a avaliação de um vídeo e quais critérios são decisivos para a desmonetização de um canal. O fato é que isso vem acontecendo e milhares de produtores de conteúdo estão perdendo dinheiro por isso.

Proteja seu dinheiro

Uma lição importante sobre ganhar dinheiro no YouTube é: nenhum youtuber de sucesso ganha dinheiro apenas através do Adsense. Nenhum!

Se antes isso era apenas uma questão de aumentar os lucros, agora é uma questão de sobrevivência. Você pode acordar um dia e seu canal foi desmonetizado sem razão. 

Então, é importante que você faça do Adsense um dinheiro extra que pode ser gerado com o seu canal, mas NUNCA deve tratar como a sua renda principal.

Lembre-se, por mais que o conteúdo seja seu, a plataforma não é sua. E o YouTube pode desmonetizar, ou até tirar do ar, o seu canal a qualquer momento.

Então, a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube é pensando além da plataforma e expandindo o seu conteúdo para outros lugares.

A melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube

Agora que tiramos esse elefante branco da sala, vamos falar do que interessa. É possível ganhar dinheiro no YouTube de forma muito mais segura e lucrativa do que só esperar os lucros do Adsense caírem na sua conta.

Para ajudar você, separei apenas as melhores aqui:

Publicidade

Se o seu canal já tem um número razoável de visualizações e você já construiu uma audiência, uma forma interessante de ganhar dinheiro é fazendo parceira com marcas.

Você pode promover empresas de forma direta: falando sobre o produto ou a empresa. Ou então, de forma indireta: você pode usar o produto durante um dos seus vídeos e deixar o link de compra para ele na descrição do vídeo.

Além disso, muitos youtubers até criam as próprias marcas e vendem produtos personalizados para seus inscritos.

Redes sociais

Não se limite apenas ao YouTube, leve seu conteúdo para outras plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Whatsapp, e-mail etc.

Se você trabalha com parcerias e post patrocinados, melhor ainda. Você consegue atrair uma audiência maior e, por consequência, as chances de faturar são maiores.

Canal Pago

Essa é uma nova modalidade de monetização do seu canal no YouTube. Você pode cobrar mensalidades dos seus inscritos, em troca eles recebem conteúdo exclusivo.

Se você for por esse caminho, não se esqueça de trabalhar bem nos seus conteúdos para cativar o seu público.

Crie produtos fora do YouTube

Dezenas de youtubers estão começando a ver a criação de produtos fora do plataforma como a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube.

Funciona assim: você cria um produto físico ou digital, coloca a venda em um outro site e utiliza o canal no YouTube para promover esse produto e gerar vendas. Você pode vender desde e-books, até treinamentos e mentorias.

Mercado de afiliado

Se você está começando nesse mundo e ainda não tem muita experiência, ser um afiliado é a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube.

No mercado de afiliados existe o “produtor” e o “afiliado”. O produtor cria o produto e disponibiliza ele sites como Monetizze e Hotmart. O afiliado fará apenas a venda do produto e ganhará uma comissão para cada venda.

Existem milhares de produtos disponíveis de diferentes nichos para afiliação. Então, basta escolher a quais você quer se afiliar, fazer a solicitação e receber o seu link de afiliado (pode onde você recebe as comissões).

É uma prática comum entre muitos afiliados usar seus canais no YouTube para ajudar a promover seus links e gerar vendas. Você pode:

  • Criar vídeos de review;
  • Utilizar conteúdos de nicho e comentar sobre o produto;
  • Usar a história de um cliente que teve a vida melhorada pelo produto.

Essa é uma estratégia que vem gerando lucros seguros para muitos afiliados.

É sempre bom lembrar que, quando eu falo sobre ganhar dinheiro no YouTube, um fator fundamental é a paciência. Às vezes, pode demorar para seu canal começar gerar o lucro que você tanto sonha. Mas, o importante é não desistir logo no começo.

Produza um bom conteúdo e o céu é o limite!

E você, tem algum segredo para ganhar dinheiro no Youtube? Então, deixa aí nos comentários!