Conheça as 7 melhores ferramentas para criar um chatbot e melhorar seu atendimento ao cliente

Se tem uma ferramenta que tá na cabeça de todo mundo, atualmente, é o chatbot. Há alguns meses, postei aqui no blog um texto sobre isso, você pode ler aqui. 

Mas, relembrando, chatbots são “atendentes virtuais” que você pode programar para enviarem mensagens automáticas por meio de comandos pré-definidos no seu site, Facebook, Instagram, WhatsApp etc.

Mas, mais do que isso, os chatbot podem trazer diversas vantagens para o seu negócio. Como:

  • Aumentar as vendas

Sim, esses robozinhos podem dar um UP nas suas vendas. Com as mensagens pré-programadas, você pode deixar as informações mais procuradas pelo seu produto. Assim, quando um possível cliente estiver na dúvida, o chatbot responde rapidamente e a possibilidade do cliente fechar a venda aumenta bastante.

  • Agilidade no atendimento ao cliente

Um chatbot não tira férias, não sai no fim de semana e não dorme. Ele está 24 horas por dia e 7 dias por semana disponível para tirar as dúvidas dos seus clientes.

  • Filtragem para o suporte

Já que quem determina os comandos é você, você pode fazer uma lista com as dúvidas mais frequentes sobre o seu produto e deixar pré-programadas no seu bot. Assim, quando um cliente com um problema realmente importante aparecer, ele poderá ter acesso ao suporte mais facilmente, já que não terá uma fila de pessoas com problemas menores na frente.

  • Envio de mensagem personalizada

Os bots tem acesso a diversas informações das pessoas da sua lista. Com essas informações, você poderá criar funis e mensagens personalizadas para pessoas que estejam em diferentes momentos do funil de vendas e aumentar suas conversões.

Os chatbot costumavam ser o tipo de ferramenta que apenas grandes empresas tinham acesso. Mas, hoje, com o maior acesso a internet, existem dezenas de empresas que fornecem o serviço de chatbot com um custo adaptável ao bolso de qualquer pessoa.

Por isso, separei aqui as 7 melhores ferramentas para você criar o seu próprio bot.  

1 – Manychat

De longe o mais popular (eu mesmo o utilizo). O Manychat é um criador de bot para ser usado no Messenger do Facebook. Com ele, você pode criar sequências de mensagens com conteúdo programado, segmentar o seu público e até enviar mensagens com anexos.

Não é preciso habilidade com programação e você pode criar um bot em poucos minutos. Você pode encontrá-lo em uma versão gratuita e uma paga.

2 – Botsify

Diferente do Manychat que apenas atende ao Messenger do Facebook, com o Botsify você pode criar bots para sites institucionais e pessoais, mensagens,  WhatsApp e o Messenger. Outra vantagem do Botsify é a facilidade de integração com plug-ins, Google Analytics e design de templates.

O Botsify é mais conhecido por ser a ferramenta de chatbot utilizada pela Apple.

3 – BLiP

Essa é 100% brasileira. Então, se você tem dificuldade com o inglês, essa é a ferramenta para você. Com o BLiP você pode criar um único bot e publicar em alguns dos canais de mensagem mais populares. Como, Messenger, Telegram, Skype, SMS, Workplace ou em seu site, através do BLiP Chat.

Mas, o carro-chefe do BLiP é o bot para WhatsApp. O que é excelente para quem utiliza o WhatsApp para vender.

4 – ChatFuel

Assim como o Manychat, o Chatfuel também trabalha apenas com o Messenger do Facebook. O legal do ChatFuel é que ele fornece o serviço de chatbot para lading pages (página de captura) e para páginas de pagamento.

5 – Bluelab

Outra empresa brasileira, com conteúdo totalmente em português.

O grande destaque da Bluelab é o seu serviço de bot de voz, ou voicebot. Um voicebot é um bot com a capacidade de receber comandos por voz. Ele transcreve o que os humanos falam, entende o que desejam e responde de volta em áudio.

6 – Sequel

O interessante do Sequel é que você pode criar um bot de acordo com a sua personalidade. Além disso, você pode criar um bot para o Facebook Messenger, Telegram, Vibe e blog, e tem a possibilidade de criar quiz ou jogos interativos para engajar sua lista.

7 – ChatClub

A última sugestão da lista é… brasileira! O Brasil é cheio de empresas de chatbot, né?

O ChatClub conta com bot para: SMS, WhatsApp, mensagens de texto interativas para dispositivos Android, Facebook Messenger, e-mails e ligações personalizadas e automatizadas.